Seminários da Pós-Graduação 23/07/2014 - NUPEB

Horário: 12-13h
Local: Auditório do Nupeb

Aumento de Coleta de Amostras Biológicas e Análise Computadorizada

Palestrante: Daniela Ushizima, PhD, é Cientista-pesquisadora no Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), Líder-adjunto do Grupo de Análise e Visualização (LBNL), Consultora em Visão Computacional e Análise Estatística (NERSC) e Cientista de dados na Universidade da Califórnia em Berkeley.

Devido à facilidade de aquisição de imagens, o grande desafio é a quantificação de conteúdo. O objetivo é o reconhecimento de padrões e descrição quantitativa de imagens através de algoritmos e programas de computador que automatizam inspeção e classificação. A automatização visa aumentar a capacidade de análise de pesquisadores que dependem de imagens, mas que tenham como foco outras áreas cientificas além de visão computacional. Um exemplo é a colaboração com o departamento de Patologia da UFOP em análise de células cervicais, projeto de pesquisa que ganhou 1o. Lugar em competição em conferência internacional ISBI'2014. Esse seminário apresentará a história dessa colaboração e estratégias para futuras análises e novas versões.

Título: Módulos de Processamento de Sinais 1D e 2D Aplicados em Engenharia Biomédica

Profa. Dra. Fátima M. Sombra - Universidade Federal do Ceará
Nesta palestra serão apresentadas as principais linhas de pesquisa do Grupo de Processamento de Imagens-GPI da Universidade Federal do Ceará -UFC desenvolvidas no Laboratório de Visão, Imagens e Sinais-LABVIS coordenado pela profa. Fátima Sombra. Destacarei algumas técnicas de processamento de sinais 1D e 2D e aplicações em engenharia biomédica que incluem dentre outras a análise de sinais de voz e EEG, detecção de estruturas da retina, análise de desvios da coluna e o tratamento de reeducação postural global-RPG.