Qualificação de Mestrado do discente Weslley Mathias, dia 10/10/2019, as 10 horas.

Qualificação de Mestrado do discente Weslley Mathias, dia 10/10/2019, as 10 horas, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Título: Resolução de entidades utilizando abordagem baseada em grafos e na Linked Open Data aplicada a dados do Twitter

Resumo: A Resolução de Entidades (RE) é a tarefa de desambiguar nomes de entidades do mundo real em vários registros ou menções de diferentes fontes de dados (arquivos, livros, sites e bancos de dados) vinculando e agrupando os dados que fazem referência a mesma entidade. O nome de uma pessoa escrita de diferentes formas (nome simples, abreviado ou completo) pode fazer referência a uma mesma pessoa. Também podem ser feitas associações a diferentes endereços, nomes de empresas, produtos, redes sociais e diversas aplicações relacionadas aos mesmos. Este trabalho visa o desenvolvimento de uma solução para o problema de Resolução de Entidades aplicada a nomes de pessoas, utilizando uma abordagem baseada em grafos e aplicada a bases de dados do Twitter. Adicionalmente é realizada uma linkagem dessas entidades a páginas existentes em relação às mesmas pertencentes à Wikipedia. As estratégias implementadas apresentam resultados promissores em relação às existentes na literatura.