Qualificação de doutorado do aluno Mateus Coelho Silva, dia 06/06/2022, as 13 horas.

Defesa de Qualificação do discente Mateus Coelho Silva

Título: Wearable Edge AI towards Cyber-Physical Applications

Resumo: A aplicação de tecnologias em pesquisas e trabalhos em campo é impulsionada por tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e computação vestível. Nesse contexto, o uso de sistemas baseados em Inteligência Artificial (AI) é cada vez mais comum e uma tendência nos trabalhos mais recentes. Ambientes com pouca conectividade e dificuldade para transmissão de dados com baixa latência reforçam o uso de tecnologias de Edge Computing para tratamento de dados adquiridos. Contudo, não existe clareza na maneira como o uso de AI é transportado para a computação de borda em ambientes extremos, dada a complexidade dos demais requisitos. Essa lacuna é mais clara no contexto de dispositivos vestíveis (wearable), onde as restrições para desenvolvimento de sistemas são ainda mais complexas. Dessa forma, esse trabalho apresenta o protocolo de desenvolvimento e aplicações em casos de uso para criação de soluções baseadas em Edge AI no contexto de dispositivos vestíveis. Esse estudo ajuda a avaliar a criação do contexto de Wearable Edge AI como novo campo de pesquisa.

Link: https://meet.google.com/byx-vwnk-sqp?hs=224

Banca: Prof. Dr. Jorge Sá Silva (Universidade de Coimbra); Prof. Dr. Heitor Soares Ramos Filho (UFMG); Prof. Dr. Luiz Henrique Andrade Correia (UFLA); Prof. Dr. Vicente José Peixoto de Amorim (UFOP); Prof. Dr. Saul Emanuel Delabrida Silva (UFOP)