Qualificação de doutorado do aluno Leonardo Cabral, dia 12/07/2021, as 09 horas.

Qualificação de doutorado do aluno Leonardo Cabral da Rocha Soares, dia 12/07/2021, as 09 horas.

Título: Otimização de processos produtivos em sistemas de manufatura flexível
Orientador: Marco Antonio Moreira de Carvalho

Data: 12 de julho de 2021
Horário: 09:00

Banca: Prof. Dr. Marcone Freitas Souza (UFOP), Prof. Dr. Antônio Augusto Chaves (UNIFESP), Prof. Dr. Túlio Ângelo Machado Toffolo (UFOP)

Resumo:

Sistemas de manufatura flexíveis (SMF) estão presentes em diversos segmentos industriais desde a década de 1960. A evolução dos sistemas computadorizados de controle permitiu uma maior flexibilização no mix e volume de peças produzidas. Já na década de 1980, estudos apontavam para um grande crescimento dos SMFs. Ao se perceber a complexidade geral do gerenciamento de produção de um SMF, diversos autores dedicaram-se ao estudo dos problemas computacionais advindos de tal modelo de produção. Estudos recentes demonstram que o número de publicações em temas correlatos cresce constantemente desde o ano de 1988, reforçando a relevância e atualidade do tema. Neste trabalho, são abordados alguns dos principais problemas advindos deste cenário. Inicialmente, o problema de minimização de trocas de ferramentas e o problema do escalonamento de tarefas em máquinas paralelas idênticas com restrições de ferramentas são apresentados para fornecer o referencial teórico que serve de base para o estudo dos demais problemas abordados. Destes dois problemas derivam diversos outros problemas combinatoriais cujo estudo pode ser diretamente aplicado ao setor industrial, além de contribuir para a comunidade acadêmica pois tratam-se, em sua maioria, de problemas NP-difíceis. Em seguida, são abordados o problema de minimização de blocos de uns consecutivos e o problema de sequenciamento de tarefas em máquinas paralelas com limitação de recursos. Para ambos os problemas, são apresentados uma ampla revisão bibliográfica e propostos métodos para solução computacional. Os experimentos computacionais consideram os conjuntos benchmark de instâncias disponíveis e os resultados reportados superam os existentes na literatura. Por fim, são apresentadas as conclusões e o plano de atividades restantes para conclusão do programa de doutorado.

Link da videochamada: https://meet.google.com/quy-uhaf-oga