Qualificação de doutorado da aluna Laís Caldeira, dia 20/05/2022, as 09:30 horas.

Título: Meta-blocagem aplicada a resolução de entidades em tempo real sobre dados semiestruturados

Resumo: Resolução de entidades (ER) em tempo real tem como objetivo encontrar registros que se referem à mesma entidade que um registro, fornecido como consulta a uma coleção de dados, no menor tempo possível. As técnicas existentes para ER em tempo real podem ser aplicáveis a dois cenários distintos: cenário estático e cenário dinâmico. No cenário estático, uma vez criada uma estrutura de indexação para a coleção de dados, a mesma não é alterada. Assim, o processo ER é aplicado em um fluxo de registros de consulta, mas esses registros não são adicionados aos índices. No cenário dinâmico, os registros de consulta podem ser inseridos na estrutura de índices, que se modifica à medida que novos registros são consultados. A maioria das técnicas de ER em tempo real existentes foram avaliadas apenas em coleções de dados estruturados, onde os registros seguem uma mesma estrutura. Porém, os desafios atuais estão relacionados a coleções de dados com alta heterogeneidade e diferentes estruturas de representação dos registros, conhecida como coleções de dados semiestruturados. Para o cenário estático, nos estudos realizados, não se encontrou nenhuma técnica de ER em tempo real que abrangesse o contexto de dados semiestruturados. Nesse sentido, esta proposta de tese propõe uma técnica baseada em meta-blocagem que suporta dados semiestruturados para o cenário estático da ER em tempo real. A técnica é avaliada experimentalmente usando conjuntos de dados reais com diferentes características. Os resultados preliminares mostram que a técnica atende aos requisitos relacionados à eficácia e eficiência da ER em tempo real.

Data: 20/05/2022 (vou mandar o convite via Google Calendar)
Horário: 09:30 (horário de Brasília)
Local: https://meet.google.com/ghy-zfia-oxi

Orientadores:
Prof. Dr. Anderson Almeida Ferreira - UFOP
Prof. Dr. Guilherme Dal Bianco - UFFS

Banca:
Titulares:
Prof. Dr.Guillermo Cámara Chavez - UFOP (presidente)
Prof. Dr.Ricardo da Silva Torres - WUR / NTNU
Prof. Dr.Marcos André Gonçalves - UFMG