Qualificação de doutorado da aluna Débora Nasser Diniz, dia 26/10/2021, as 13:30 horas.

Título: Contributions to automating the analysis of conventional Pap smears
Resumo: Este trabalho desenvolve e apresenta contribuições para a análise automática de lâminas convencionais do exame de Papanicolaou. Até o momento, nossas principais contribuições estão relacionadas à classificação dos núcleos das células cervicais. O primeiro artigo gerado através dessa pesquisa utiliza uma metodologia hierárquica para a classificação de núcleos das bases de dados Herlev e CRIC Searchable Image Database utilizando handcrafted features. Neste artigo investigamos técnicas de balanceamento, performamos análises estatísticas e introduzimos a base de segmentação do CRIC Searchable Image Database. Nosso resultado é o estado-da-arte em cinco métricas para a classificação dos núcleos em cinco e sete classes, além de ser o estado-da-arte em termos de precisão e F1-score para a classificação em duas classes. O segundo artigo introduz um método para detecção de núcleos em imagens sintéticas do exame de Papanicolaou da base do Overlapping Cervical Cytology Image Segmentation Challenge proposta no 11th International Symposium on Biomedical Imaging (ISBI'14). Neste segundo artigo investigamos diferentes algoritmos de clusterização para segmentar a imagem e propusemos um método ensemble de técnicas tradicionais de aprendizado de máquina para realizar a classificação. Nosso resultado é o estado-da-arte em termos de revocação utilizando a base de dados. Por fim, o terceiro artigo propõe um método ensemble utilizando redes neurais convolucionais para classificar imagens da base de classificação do CRIC Searchable Image Database. Nele, apresentamos uma metodologia para aumento de dados. Nosso resultado é o estado-da-arte em cinco métricas para a classificação dos núcleos em duas e três classes. Além disso, introduzimos os resultados para a classificação em seis classes.
Banca: Prof. Dr. Rodrigo de Melo Souza Veras (UFPI), Prof. Dr. Jefferson Rodrigo de Souza (UFU) e Prof. Dr. Eduardo José da Silva Luz (UFOP)
Data: 26/10/2021
Hora: 13h30