Projeto do Mestrado em Computação da UFOP recebe R$ 190 mil de Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes

Os professores Alexandre Xavier Martins, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto (DEENP/UFOP), Haroldo Gambini Santos (Departamento de Computação - DECOM), Tulio Toffolo (DECOM), Luiz Henrique de Campos Merschmann (DECOM) e Marcone Jamilson Freitas Souza (coordenador do DECOM), tiveram proposta de projeto submetida à Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal nº 06/2011 – Casadinho/PROCAD APROVADA. Foram pleiteados R$ 268 mil e liberados R$ 190 mil.

O projeto intitulado "Abordagens Exatas e Heurísticas para Problemas de Otimização Combinatória" contempla o desenvolvimento, implementação e experimentação computacional de abordagens para a resolução de problemas combinatórios difíceis com aplicações na indústria.

O projeto tem a duração de quatro anos, com início em 2012, e conta com a participação de professores dos Programas de Pós-graduação em Informática da PUC-RIO (PPGI-PUC-Rio) e Pós-graduação de Engenharia de Sistemas da UFRJ (PESC-UFRJ).

Os recursos obtidos visam a melhoria da infra-estrutura dos Laboratórios de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFOP, bem como auxiliar professores e alunos de Mestrado e Iniciação Científica na participação de congressos e visitas aos programas acima mencionados contribuindo para a interação da comunidade da UFOP com pesquisadores eminentes no país e no exterior.