Professor do Decom tem projeto de pesquisa aprovado em 2010 pelo CNPq

O professor Alvaro Rodrigues Pereira Junior teve aprovado pelo CNPq em 2011 o projeto de pesquisa Olhos da Cidade: Inteligência Computacional Aplicada à Gestão de Trânsito. O projeto visa o desenvolvimento de um modelo de distribuição de câmeras e sensores de baixo custo, para com aquisição, processamento, identificação e mineração de dados de vídeo para fiscalização eletrônica, monitoramento automático, descoberta de padrões e otimização do fluxo de veículos em metrópoles. O projeto prevê o desenvolvimento de um protótipo de um sistema completo e eficaz, a ser instalado na cidade de Belo Horizonte, sob a gerência operacional da BHTRANS (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), parceira do projeto. Esse protótipo poderá ser posteriormente aplicado em maior escala, a outras metrópoles ou estradas brasileiras ou de outros países.

O projeto conta também com participação de outros professores do DECOM: Joubert de Castro Lima,  David Menotti, Ricardo Soares Rabelo, Marcone Jamilson Freitas Souza , Haroldo Santos Gambini, Guillermo Camara Chaves, Ernesto Santibanez , Tiago Garcia de Sena Carneiro, Luiz Henrique de Campos Merschmann, além de professores de outras universidades: André Luiz Lins Aquino (UFAL), Alejandro C. Frery (UFAL).