Professor do DECOM recebe prêmio em Sustentabilidade Social da Novelis do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o professor Ernesto Del Rosario Santibanez Gonzalez, do Departamento de Computação, recebe o prêmio em Sustentabilidade e Responsabilidade Social da empresa Novelis do Brasil, líder mundial na produção de laminados de alumínio. A cerimônia de entrega do prêmio ano 2013-2014 foi realizada no dia 12 de Dezembro de 2013, na sede da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Ouro Preto, e contou com a participação dos prefeitos das cidades beneficiadas e de representantes do programa Ambiental da Novelis. No total foram seis prêmios outorgados nessa oportunidade.

No ano 2012-2013, o professor Ernesto alocou parte dos recursos obtidos para bolsas de jovens estudantes da UFOP, dando início ao programa Mudar o Mundo, que envolve pesquisa, ensino e inovação em sustentabilidade. Um fato interessante foi o lançamento do site Facebook desta iniciativa (facebook.com.br/mommudaromundo), cujo objetivo é a conscientização e educação da população nas práticas da sustentabilidade, por meio de artigos e Ecodicas projetadas juntamente com os estudantes.

O professor Ernesto manifestou seu agradecimento pelo reconhecimento e sua satisfação em continuar colaborando com essa nobre iniciativa. Dando seguimento a este projeto, o professor irá manter o desenvolvimento do projeto de círculos de sustentabilidade e dará início ao projeto piloto de massificação da geração de energia renovável, abrangendo Smart Grid, combinando pesquisa operacional, tecnologia da informação e ensino, para resolver problemas de sustentabilidade de impacto direto nas comunidades.