Programa Jovens Talentos para a Ciência

O Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), lançou no início deste mês de março de 2012, o PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA, destinado a estudantes iniciantes (calouros) nos cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento.

Criado como projeto piloto de incentivo à antecipação dos contatos dos estudantes com projetos de iniciação científica, desde o primeiro semestre letivo, o Programa pretende oferecer 6.000 bolsas de estudos, a serem distribuídas às Universidades Federais e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, proporcionalmente ao número de inscritos em cada instituição.

As bolsas terão duração de 12 meses, período em que os estudantes selecionados deverão apresentar desempenho acadêmico exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contatos com laboratórios, seminários, dentre
outras atividades relevantes. A expectativa é de que ao término de um ano, os bolsistas do Programa estejam aptos para as bolsas de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ou para o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Inscrições e Seleção

As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas a partir do mês de agosto de 2012.

A) Requesitos para candidatura ao programa

Ser ESTUDANTE RECÉM-INGRESSO EM CURSO DE GRADUAÇÃO (CALOURO) – início neste 1º semestre de 2012 - de qualquer área do conhecimento em Universidades Federais ou em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

B) Período de inscrição

As inscrições serão feitas no período de 12 a 23 de março de 2012, através de formulário eletrônico disponível na página da CAPES (http://www.capes.gov.br/).

C) Seleção

Os alunos serão selecionados através de prova de conhecimentos gerais, composta por questões de múltipla escolha, elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A prova será aplicada pelas Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no dia 29 de abril de 2012.

A nota da prova também poderá ser utilizada para futuras classificações no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Valor das Bolsas

As bolsas terão duração de 12 meses, no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais).

Contatos

Quaisquer orientações sobre acesso, cadastramento ou dúvidas dos
estudantes poderão ser dirimidas por meio do telefone: 0800616161.

Núcleo de Apoio Pedagógico/NAP: jovenstalentos@ufop.br
Tel.: (31) 3559-1351

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPP: http://www.propp.ufop.br
Tel.: (31) 3559-1367/1368

Demais informações poderão ser acessadas nos seguintes endereços eletrônicos:

MEC: http://www.mec.gov.br
CAPES: http://www.capes.gov.br
PIBID: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692  |  decom@ufop.edu.br