Defesa remota monografia Isadora Fonseca Alves

Segue o convite aos interessados em assistirem a defesa remota do trabalho monográfico desenvolvido pela discente Isadora Fonseca Alves em BCC393 (Monografia II). Aos que puderem participar, entrem na sala do Meet com o microfone mudo e a câmera desativada, no intuito de não comprometerem a qualidade da defesa.

--------------------------------------------------------------------------------------
Data e horário da defesa: 15/12/2020 às 9h

Sala do Meet: https://meet.google.com/dte-rwqg-koj

Título: UM ENSAIO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE NO BRASIL NO MUNDO - LIÇÕES PARA A UFOP

Resumo:
O ensino da disciplina Engenharia de Software nas graduações em Ciência da Computação, nas instituições de ensino, ocorre majoritariamente por meio de aulas expositivas e teóricas de acordo com a metodologia tradicional de ensino. No entanto, empresas e estudantes necessitam de uma abordagem mais abrangente que resulte em profissionais que dominem as habilidades requeridas pelo mercado de desenvolvimento de software, capazes de analisar problemas, além de propor e comunicar soluções. Diante deste cenário, este ensaio analisa criticamente como instituições de ensino do Brasil e do mundo vêm modificando sua forma de ensinar Engenharia de Software ao incorporar aspectos das metodologias ativas de ensino: PBL e PjBL. O objetivo desse trabalho é fundamentar as mudanças realizadas até o momento na disciplina Engenharia de Software ministrada no DECOM/UFOP, analisá-las e, se necessário, reconstruí-las. Para isso, foram criados novos meios para engajar os alunos dentro das salas de aula, responsabilizando-os pelo seu próprio aprendizado. Foi desenvolvido um novo conjunto de material didático a partir de diferentes Objetos de Aprendizado e estudos de caso especialmente projetados para esse propósito. Então, esses recursos foram utilizados em sala de aula e a opinião de docentes e discentes foram colhidas, junto aos indicadores acadêmicos (de aprovação, retenção, evasão e trancamento), para avaliar os impactos das mudanças aplicadas. Desta maneira, espera-se que a melhoria contínua da disciplina reflita na formação de melhores profissionais, superando a distância entre as habilidades dos graduandos e as demandas do mercado.

Banca:
* Tiago Garcia de Senna Carneiro (orientador) - Doutor - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Amanda Sávio Nascimento - Doutora - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Igor Muzetti Pereira - Mestre - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)