Defesa de Mestrado de Rafael Antonio Marques Gomes; dia 19/12/2012, às 14:00

Local/horário:
Quarta-feira, dia 19/12/2012, às 14h, na Sala de Seminários do DECOM.

Banca:
Prof. Dr. Geraldo Robson Mateus (UFMG)
Prof. Dr. Eduardo Uchôa (UFF)
Prof. Dr. Haroldo Gambini Santos (UFOP)
Prof. Ms. Túlio Ângelo Machado Toffolo (UFOP)

Título:
Técnicas de Programação Inteira para o Problema de Escalonamento de Enfermeiras

Esta dissertação apresenta técnicas de Programação Inteira (PI) para o problema da Competição Internacional de Escalonamenta de Enfermeiras (INRC). A partir de uma formulação compacta e monolítica onde a atual geração dos resolvedores executam de maneira não satisfatória, melhores estratégias de geração de cortes e heurísticas primais são propostas e avaliadas. Um grande número de experimentos computacionais com estas técnicas produziram os seguintes resultados: a otimalidade da grande maioria das instâncias foi provada, as melhores soluções conhecidas foram melhorados em até 15\% e fortes limitantes duais foram obtidos. No espírito da reprodução científica, todo o código foi implementado utilizando a Infra-Estrutura Computacional para Pesquisa Operacional (COIN-OR).