Defesa de mestrado do discente Wemerson Lima, dia 23/02/2023, as 17:30.

Título: Jogos Sérios como Estratégia de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Música: Aplicação do Jogo Musicália na Educação Infantil

Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de aplicação do jogo Musicália no processo de ensino e aprendizagem de música para crianças pequenas da Educação Infantil com base nos campos de experiência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Foi realizada uma análise comparativa do jogo Musicália com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiências para crianças pequenas da BNCC, com vistas ao desenvolvimento de uma visão crítica sobre a possibilidade de sua aplicação para o processo de ensino e aprendizagem de música por crianças da pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses). Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com os resultados a serem analisados com base em uma análise de conteúdo. Foram avaliadas variáveis como usabilidade, leiturabilidade, topografia, uso de mídias, imagens e figuras e sua adequação à idade das crianças e às propostas da BNCC. Os resultados verificados nesta pesquisa demonstraram que o Musicália apresenta importantes características para ser aplicado em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem de música para crianças da educação infantil a partir de 1 ano e 7 meses, sendo capaz de inserir a música no cotidiano dessas crianças. Todavia, ainda demanda ajustes para que fique de acordo com a BNCC e, assim, possa atingir os objetivos previstos na mesma.

Banca: Prof. Dr. Alan Robert; Profa. Dra. Andrea Gomes Bianchi; Prof. Dr. Saul Delabrida; Profa. Dra. Ticianni Darin

Sala meet: https://meet.google.com/tay-yxgv-qsj