Defesa de mestrado do discente Lucas Diniz, dia 07/12 as 09:00.

Banca: Prof. Dr.Cristiano Maciel da Silva (orientador); Prof. Dr. João Fernando Marchry Sarubbi (co-orientador); Profa. Dra. Fernanda Sumika Hojo de Souza; Prof. Dr. Cristiano Grijó Pitangui.

Suplentes: Prof. Dr. Ricardo Augusto Rabelo; Prof. Dr. Daniel Ludovico Guidoni.

Título: Planejando a Infraestrutura de Comunicação baseada em Níveis de Serviço para Veículos Conectados.

Resumo: O presente trabalho aborda heurísticas computacionais na busca de soluções de mobilidade para a sociedade do século XXI. A Rede Delta é uma métrica para caracterizar o desempenho da rede veicular. A partir dela, três heurísticas que realizam a alocação de unidades de comunicação de uma determinada rede veicular são propostas. A primeira heurística opera de forma gulosa, realizando alocações nos locais que resultem no melhor desempenho momentâneo. A segunda heurística consiste em uma otimização da primeira, evitando ótimos locais. A terceira utiliza um algoritmo genético com busca local para realizar a alocação. A escolha de alguns parâmetros para a execução do algoritmo genético, bem como os locais mais promissores para a implantação das unidades de comunicação são estudados ao longo do trabalho. As heurísticas propostas foram comparadas com a estratégia intuitiva de se alocar as unidades de comunicação nas áreas de maior tráfego. Os resultados mostram que as heurísticas conseguem resultados melhores que a estratégia intuitiva para todos os cenários. As heurísticas propostas também são comparadas entre si e os resultados mostram que a heurística de otimização e o algoritmo genético conseguem um resultado levemente superior ao algoritmo guloso, o que indica que as decisões gulosas foram bem planejadas, porém não são as melhores.

Informações de participação do Google Meet:

DEFESA DE DISSERTAÇÃO - LUCAS DINIZ SILVA
Terça-feira, 7 de dezembro · 8:45 até 11:15am