Defesa de mestrado do discente Eduardo Chagas, dia 01/03/2023, as 09:00.

Título do trabalho: Modelo de Otimização de Portfólios Restrito: Um Modelo Para Custos Para B3 e Um Estudo do Impacto das Restrições de Cardinalidade e Fronteira
Aluno: Eduardo de Carvalho Chagas
Orientador: Alan Robert Resende de Freitas
Banca: Profa. Dra. Fernanda Sumika Hojo de Souza - UFOP; Prof. Dr. Rodrigo César Pedrosa Silva - UFOP; Prof. Dr. Alexandre Pimenta - IFMG; Prof. Dr. Flávio Vinícius Cruzeiro Martins - CEFET/MG

Resumo: Observa-se na literatura, um grande esforço no desenvolvimento dos modelos de otimização de portfólios buscando melhores modelos de mensuração de risco ao mesmo tempo em que se buscam adicionar restrições que tornar os modelos mais próximos de uma aplicação prática pelos investidores. O mercado de ações do Brasil possui algumas peculiaridades tributárias que podem influenciar nos resultados práticos obtidos pelo investidor, mas não foram encontrados na literatura nenhum trabalho que aborde essa especificidade. Entretanto, modelos de mensuração de risco mais elaborados e novas restrições tendem a tornar os modelos de otimização mais complexos se fazendo necessário buscar um equilíbrio entre um modelo mais realístico e um tempo de execução computacional que seja aceitável. Esse trabalho propõe um modelo para o cálculo de custos de transação e taxação voltado para o mercado de ações do Brasil. Por fim, utilizando o NSGA-II e SPEA2 para busca de soluções, é apresentado num modelo de otimização de portfólios usando o MAD que considera os custos de transação sujeito as restrições de cardinalidade e de fronteira. Nos testes, procurou-se mensurar o impacto de cada restrição individualmente na qualidade das fronteiras Pareto e no tempo de execução do algoritmo, notando-se que o NSGA-II apresentou uma vantagem em relação aoSPEA2, que apesar dos custos de transação impactarem no tempo de execução a qualidade das fronteiras Pareto obtidas são muito próximas e enquanto a restrição de cardinalidade apresentou um impacto significativo nas métricas estudas a restrição de fronteira não teve um impacto relevante.

Link da videochamada: https://meet.google.com/zde-rgxa-aim