Defesa de mestrado do discente Afrânio Souza, dia 29/09 as 09:00.

O aumento do número de veículos movidos a combustíveis fósseis, principalmente nos meios urbanos, elevou consideravelmente, a quantidade de poluentes lançados ao meio ambiente.
Com a criação da área de pesquisa denominada Logística Verde, foi possível propor soluções para a linha de produção e distribuição de produtos onde o impacto ao meio ambiente sejam reduzidos. Uma alternativa sustentável para a distribuição de produtos em grandes centros urbanos é a utilização de veículos elétricos. Neste trabalho, apresenta-se o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos (PRVE) juntamente com a definição de locais estratégicos para a instalação de estações de trocas de baterias, considerando o alcance limitado da bateria. Para tratar o problema, foi desenvolvido um algorítimo heurístico, baseado na meta-heurística Iterated Local Search (ILS). Na fase de construção da solução inicial foram utilizados dois métodos gulosos, o método do vizinho mais próximo e um segundo que considera maior demanda. No método de busca local, foi utilizado o Randomized Variable Neighborhood Descent (RVND) com um conjunto de 9 (nove) vizinhanças. Experimentos computacionais em instâncias da literatura mostram que foi possível obter resultados de alta qualidade, evidenciando a eficiência da abordagem proposta.

A banca: Profa. Dra. Luciana Brugiolo Gonçalves (Membro Externo da UFJF); Prof. Dr. Gladston Juliano Prates Moreira ( Membro Interno); Prof. Dr. Puca Huachi Vaz Penna (Orientador)

A defesa será pelo meet no link abaixo:
meet.google.com/krj-gqpd-hsc