Defesa de Mestrado de Lucas S. C. Franco; dia 18/10/2013, as 10:00, Sala de Seminários.

Título: Twittraffic: Uma plataforma de monitoração, visualização e identificação de ocorrências no trânsito

Banca: Prof. Dr. Ricardo Augusto Rabelo Oliveira (Orientador) - UFOP; Prof. Dr. Fabrício Benevenuto de Souza (Co-orientador) - UFMG; Profa Dra. Jonice de Oliveira Sampaio - UFRJ; Profa Dra. Rossana Maria de Castro Andrade - UFC.

Atualmente, o trânsito é um dos fatores mais críticos da mobilidade urbana nas grandes cidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho propõe a Twittraffic: uma plataforma de monitoração, visualização e identificação de ocorrências no trânsito em tempo real. Além disso, a plataforma permite o compartilhamento das informações na rede social Twitter de forma pervasiva e colaborativa. Foram descritas análises e métodos de avaliação através de estudos e observações realizados sobre o trânsito, baseado nas informações e integração da rede social Twitter e sensores veiculares. Ao final da análise e tratamento dos dados coletados, foi possível traçar o perfil do trânsito das cidades estudadas (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), identificando características como velocidade média, horário, local (vias), dias da semana e meses em que há mais ocorrências de trânsito.