Defesa de Mestrado de Janniele Soares; dia 04/10/2013, as 10:00, Sala de Seminários.

Banca: Prof. Dr. Haroldo Gambini Santos; Prof. Ms. Túlio Machado Toffolo; Prof. Dr. Olinto Bassi de Araújo; Prof. Dr. Anand Subramanian.

Título: Heurísticas de Programação Inteira para o Problema de Escalonamento de Múltiplos Projetos com Múltiplos Modos e Restrição de Recursos.

Resumo: O Problema de Escalonamento de Projeto, Project Scheduling Problem (PSP), é tema de diversas pesquisas em computação, matemática e pesquisa operacional devido a sua dificuldade de resolução e importância prática. O PSP representa problemas de diversas áreas, tais como engenharia de software, engenharia civil, arquitetura de processadores, entre outra. Neste trabalho, é apresentada a versão abrangente do problema conhecida como Escalonamento de Múltiplos Projetos com Múltiplos Modos e Restrição de Recursos. A solução desse problema consiste basicamente em um cronograma de execução das tarefas dos diversos projetos, de forma que as alocações de recursos renováveis e não renováveis não extrapolem os limites estabelecidos. Para isso, deve-se elencar um modo de execução para cada tarefa, visto que sua duração e a quantidade de recursos consumidos variam de acordo com o modo selecionado. Por fim, o cronograma deve também levar em conta restrições de precedência entre as atividades.

No presente trabalho são propostas heurísticas de programação inteira, para a resolução de um amplo conjunto de instâncias disponibilizadas na competição internacional MISTA - Multidisciplinary International Scheduling Conference 2013. A competição utiliza instâncias de mono-projetos disponibilizadas na PSPLIB - Project Scheduling Problem Library. Os resultados obtidos incluem o desenvolvimento do algoritmo entre os vencedores da competição, capaz de encontrar soluções factíveis para todas as instâncias e melhorar soluções já conhecidas.