Defesa de Mestrado de Igor Muzetti Pereira; dia 14/03/2014, as 09:00, Sala de Seminários.

Banca: Prof Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro; Prof. Dr. Joubert de Castro Lima; Prof. Dr. Ricardo Augusto Rabelo de Oliveira; Msc. Dairton Luiz Bassi Filho.

Título: Desenvolvendo software inovador em universidades públicas: Adaptando processos ágeis para a realidade de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Resumo: Por meio de estudos de caso, este trabalho analisa os desafios envolvidos no desenvolvimento de software inovador em universidades públicas brasileiras. Nestes estudos de caso, um processo ágil de desenvolvimento de software foi customizado e implantando em três laboratórios de pesquisa e inovação em computação. Métricas de desempenho, qualidade e bem estar foram coletadas ao longo de dois anos. A análise destes dados evidencia que estudantes de graduação são recursos capazes de colocar em risco o sucesso de projetos de software. Porém, também evidencia que, por meio de processos de desenvolvimento bem definidos, eles são capazes de desenvolver e manter projetos de longo prazo. Além disto, a análise confirma que combinar aspectos de diferentes processos de desenvolvimento pode trazer melhoria à produtividade e à qualidade dos projetos. Especificar estórias de usuário e cenários de testes segundo o Behavior Driven Development mantém a equipe animada e satisfeita porque esclarecem ao desenvolvedor quais são os critérios de aceitação do cliente.

As práticas do Test Driven Development reduzem substancialmente os efeitos da rotatividade e capacitação apenas parcial dos graduandos. Utilizar artefatos formais e mensuráveis favorece o acompanhamento dos projetos e não compromete a agilidade do processo de desenvolvimento. Utilizar ciclos de desenvolvimento de duração fixa e formado por iterações curtas mantém a equipe focada e promove a adaptação dos produtos às necessidades do cliente. Hierarquizar a equipe confere maior escalabilidade ao processo. A discussão coletiva das métricas de desempenho e qualidade, ao longo do desenvolvimento dos projetos, promove à auto-organização das equipes.

Palavras-chave: Behavior Driven Development (BDD), Test Driven Development (TDD); Processos ágeis de software; Métricas de software.