Defesa de Mestrado de Fernando A. M. Silva; dia 25/10/2013, as 14:00, Sala de Seminários.

Título: GLUE: Um Modelo de Clusterização Utilizando Mobilidade

Banca: Prof. Dr. Ricardo Augusto rabelo de Oliveira; Prof. Dr. Joubert Castro Lima; Prof. Dr. Luiz Henrique Andrade Correia.

O uso de clusters em MANETs é comum em situações de roteamento e entrega de conteúdo. O aumento do uso de smartphones com suporte a comunicação ponto a ponto, em especial o WiFi Direct, justifica o uso de algoritmos de clusterização adaptados a esses dispositivos e seus casos de uso. Em um cenário de turistas utilizando smartphones em visitação a pontos de interesse, podemos esperar comportamentos de cooperação entre os usuários. Nos propomos um algoritmo de clusterização que se utiliza do padrão de mobilidade apresentado por esse cenário. O GLUE utiliza a informação de movimentação tanto para a formação de cluster quanto para a manutenção. Nosso método provê suporte a fusão de clusters e reafiliação baseada no histórico de mobilidade dos nós.