Defesa de Mestrado de Danilo Santos Souza; 07/08/2014, as 10:00, Sala de Seminários.

Defesa de Mestrado de Danilo Santos Souza; 07/08/2014, as 10:00, Sala de Seminários DECOM

Banca: Prof. Dr. Gustavo Peixoto Silva; Prof. Dr. Haroldo Gambini Santos; Prof. Dr. André Gustavo dos Santos; Prof. Dr. Maurício Cardoso de Souza.

Título: Uma Abordagem Híbrida para Resolver o Problema da Escala de Motoristas de Ônibus Urbano.

Resumo: A alocação da tripulação (motoristas e cobradores) é uma etapa muito importante no planejamento operacional do Sistema de Transporte Público visto que custo operacional representado pelas escalas de trabalho compõe uma parcela significativa nos custos totais de uma empresa de transporte público. A redução dos custos das escalas de trabalho afetam não só as empresas operadoras, mas também os usuários deste serviço, pois com esta redução há a possibilidade de um maior investimento na qualidade do transporte público e a redução dos preços dos bilhetes. Estes custos, estão estritamente relacionados as normas operacionais impostas pelas empresas e legislações trabalhistas que se refletem na definição das jornadas de trabalho dos motoristas e cobradores. Esse trabalho tem a finalidade de propor um novo método computacional capaz de auxiliar o processo da programação da tripulação em empresas de transporte público de ônibus urbano. Os métodos apresentados nesta pesquisa são baseados no uso de um modelo de programação linear inteira, ainda inédito na literatura, se diferindo dos demais pelo fato de que cada jornada é gerada diretamente a partir das tarefas a serem alocadas. Uma metaheurística Late Acceptance Hill Climbing (LAHC) também foi utilizada com o objetivo de resolver problemas de maiores dimensões. Um método híbrido, utilizando o método exato e a metaheurística LAHC, é proposto com o objetivo de obter um refinamento das soluções obtidas pela metaheurística, de modo a reduzir os custos das jornadas geradas. Para avaliar as abordagens apresentadas foram utilizadas instâncias geradas a partir de dados reais de uma empresa do setor de transporte público da cidade de Belo Horizonte/MG. Os modelos computacionais propostos apresentaram resultados satisfatórios, sendo que os custos finais foram reduzidos para a maioria dos testes realizados. Por outro lado, há a necessidade de novos estudos sobre os métodos apresentados, a fim de que os mesmos se tornem mais eficientes.