Defesa de Mestrado de Arthur de Assis Silva; 11/08/2014, as 15:00, Sala de Seminários.

Banca: Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza; Prof. Dr. Luiz Henrique de Campos Merschmann; Prof. Dr. Aldrin Gustavo Martins e Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Souza.

Título: Um Algoritmo baseado na metaheurstica Late Acceptance Hill-Climbing para o Planejamento
Operacional de Lavra

Resumo: Este trabalho trata um problema particular de planejamento de lavra de uma mineradora
localizada no quadrilatero ferrfero do Estado de Minas Gerais, Brasil. Neste problema ha um conjunto de frentes de lavra, um conjunto de equipamentos de carga de diferentes produtividades, um conjunto de caminhões de diferentes capacidades e um conjunto de pontos de descarga para o material lavrado. Cada frente de lavra e subdividida em blocos, os quais, por sua vez, são subdivididos em sub-blocos. Cada sub-bloco pode conter um dentre quatro tipos de material: hematita, canga, itabirito e esteril. Alem disso, cada sub-bloco somente pode ser lavrado se os sub-blocos precedentes tiverem sido totalmente lavrados. A cada ponto de descarga esta associada uma meta de producção e uma qualidade de material a ser atendida. O objetivo e determinar a locação das carregadeiras aos blocos e o numero de viagens que cada caminhão deve fazer a cada sub-bloco, saindo de um determinado ponto de descarga, de forma a atender as metas de produção e qualidade estabelecidas para cada descarga. Para resolvê-lo foi desenvolvido um algoritmo heurístico baseado nas metaheursticas Greedy Randomized Adaptive Search Procedures (GRASP) e Late Acceptance Hill-Climbing (LAHC). O algoritmo explora o espaco de soluções usando busca locais autoadaptativas. Experimentos computacionais comparam os resultados do algoritmo proposto com aqueles do otimizador LINGO aplicado a um modelo de programac~ao linear inteira mista e mostram a efetividade da proposta.