Defesa de Mestrado - André Siqueria Ruela (dia 25/11 às 14:30)

Data/horário: 25/11, às 14:30

Local: Auditório da Escola de Minas

Título: “Geração de Topologias Baseada em Redes Complexas Utilizando Algoritmos Evolutivos”

Mestrando: André Siqueira Ruela

Resumo: Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são redes ad-hoc formadas por dispositivos sensores, que trabalham de forma distribuída e cooperativa, com o objetivo de realizar uma tarefa de monitoramento. Por utilizarem fonte de energia limitada, surge a necessidade de propor modelos de comunicação que reduzam o custo de comunicação na rede. Este trabalho propõe heurísticas evolutivas para a configuração da topologia de uma RSSF, considerando métricas de redes complexas. O problema pode ser particionado de tal forma que o modelo de coevolução cooperativa seja viável. Os resultados revelam que a nossa metodologia permite a configuração de redes com mais de uma centena de nós, com duas características de redes complexas, permitindo assim a redução do consumo de energia e o atraso na transmissão de dados.

Banca Examinadora:

• Prof. Frederico Gadelha Guimarães
    (Departamento de Engenharia Elétrica DEE/UFMG) – orientador
  • Prof. André Luiz Lins de Aquino
    (Instituto de Computação UFAL) - co-orientador
  • Prof. Jaime Arturo Ramírez
    (Departamento de Engenharia Elétrica DEE/UFMG)
  • Prof.ª Elizabeth Fialho Wanner
    (Departamento de Computação DECOM/CEFET-MG)
  • Prof. Ricardo Augusto Rabelo de Oliveira
    (Departamento de Computação DECOM/UFOP)