Defesa de Dissertação Brayan Neves, dia 04/11, as 10:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III.

Banca: Prof. Dr. Anderson Almeida Ferreira - UFOP; Prof. Dr. Luiz Henrique Campos Merschmann - UFOP; Prof. Dr. Leonardo Chaves Dultra Rocha - UFSJ.

Detecção de Comunidades de Interesses em Microblogs por meio de Modelagem de Tópicos.

Atualmente, redes sociais se tornaram grandes fontes de estudos, pois, com elas, é possível encontrar uma gama de informação relacionada a gostos, interesses, desejos e opiniões de seus usuários. O agrupamento desses usuários em comunidades de interesses é uma importante tarefa, quando se deseja estudar a forma de pensar de grupos de pessoas com um mesmo interesse em relação a um assunto.
Neste trabalho, é proposto o MDCoI (Método de Detecção de Comunidades de Interesses), um método não supervisionado baseado em modelagem de tópicos para fazer o agrupamento de usuários de microblogs em comunidades de interesses, a partir somente dos textos publicados pelos usuários.
O MDCoI opera em 4 passos. O primeiro passo é responsável pela coleta dos dados (publicações) a serem processados. O segundo passo é responsável pelo pré-processamento das publicações. O terceiro passo usa modelagem de tópicos para agrupar publicações com distribuição de tópicos semelhantes. E, o quarto passo é responsável por agrupar usuários com interesses em comum, usando os grupos de publicações do passo anterior.
O terceiro passo do MDCoI é comparado ao vencedor do desafio do RepLab2014, com ganhos significativos para o MDCoI, e, para o quarto passo, é feita uma avaliação qualitativa de seu resultado, onde verificou-se consistente com o objetivo do trabalho. O resultado do MDCoI facilita o trabalho do analista de redes, visto que este necessita apenas identificar o assunto/interesse de cada comunidade produzida.