DECOM participa da Primeira Maratona Mineira de Programação

Foi realizada no dia 26 de maio a Primeira Maratona Mineira de Programação em Uberlândia. O evento segue o formato da Maratona Brasileira de Programação, sendo organizada pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Sociedade Brasileira de Computação com apoio de diversas universidades mineiras e com patrocínio do Grupo Algar.

A competição foi realizada nas dependências da UniAlgar, a universidade corporativa do grupo Algar. Foi unanimidade entre os participantes a qualidade da infraestrutura oferecida e o esmero na organização do evento.

Participaram 150 alunos divididos em 50 times representando 21 universidades mineiras, entre elas UFOP, UFMG, UFU, UFV, UNIFEI, UNIMONTES, FEIT e IFTM. A UFOP foi representada por um time do Departamento de Computação, composto pelos alunos Bruno Henrique Miranda Santos (2o. periodo), Gabriel Resende Gonçalves (4o. período) e Leandro Augusto Araújo Silva (6o. período), acompanhados pelo prof. Marco Antonio Carvalho. O time foi apoiado financeiramente pelo Departamento de Computação.

Os competidores foram recebidos pela manhã com kits de boas vindas, uniformes da competição e café da manhã. Na sequência, foi realizado uma prévia da competição com apenas dois problemas. O time da UFOP ficou em terceiro lugar, tendo resolvido os dois problemas corretamente em 9 minutos, ficando atrás apenas de um dos times da UFV e UFU.

Durante a competição.

Após o almoço oferecido pelos patrocinadores e um pequeno descanso, deu-se início a competição: um computador por equipe, um caderno de prova composto por 11 questões e 5 horas de duração. Cada problema resolvido corretamente é representado por um balão de cor específica, e o tempo para resolver cada problema é acumulado. Quem resolver mais problemas vence, o desempate é feito pelo tempo acumulado. Cada problema errado implica em uma penalidade de 20 minutos no tempo.

Equipe da UFOP na Primeira Maratona de Programação.

A disputa foi acirrada e permaneceu empatada por boa parte da competição. O time da UFOP resolveu quatro problemas, terminado na 11a. colocação entre os 50 times, embora tenha ocupado a 8a. colocação durante boa parte da competição. No desempate, por 3 minutos a equipe ficou de fora da zona de premiação. Os 11 primeiros colocados foram:

1. UFMG
  2. UFMG
  3. UFU
  4. UFU
  5. UFV
  6. UFU
  7. UNIFEI
  8. UFV
  9. UFMG
  10. UFV
  11. UFOP

Todas as primeiras 10 equipes são tradicionais e possuem experiência prévia em competições deste porte, o que valoriza ainda mais a participação da equipe da UFOP. O placar final pode ser visto aqui.

Troféus da competição.

Terminada a competição, foram sorteados brindes, foram realizadas palestras institucionais e foi realizada a premiação. Para surpresa geral, os patrocinadores presentearam as 3 equipes melhor colocadas com 4 tv's de 40", 4 videogames PS Vita e 4 telescópios. Por fim, encerrou-se o dia com uma grande confraternização.

Time da UFOP resolve seu primeiro problema.

O saldo da competição foi extremamente positivo e o evento se fixará no calendário mineiro. Espera-se que com isto, seja possível alavancar o patamar das equipes mineiras na competiçao nacional e mundial: uma das metas é termos a primeira equipe mineira na final mundial até 2014.

Time da UFOP conquista 4 balões.

Para a UFOP/DECOM, o saldo também foi muito positivo. O time está em formação e é muito claro o progresso dos alunos envolvidos neste projeto. Participar deste evento foi uma injeção de motivação para continuidade dos treinos para a Maratona de Programação Brasileira, que ocorrerá em Setembro deste ano.

As metas do DECOM são formar mais equipes para participação nestas competições e conseguir sua primeira vaga na final nacional. O DECOM tem investido nestas iniciativas, tendo participado com outras equipes nas duas últimas edições da competição nacional e tendo criado uma estrutura de ensino que propicia a preparação das equipes em nível competitivo, além de buscar recursos financeiros junto a agências de fomento, como a FAPEMIG. O resultado mais importante deste investimento tem sido a melhoria da qualidade da formação de nossos alunos.

Uma galeria de fotos do evento pode se vista aqui.