Alunos do DECOM Participam de Mini Maratona Mineira de Programação

Na manhã de 31 de Março, quatro alunos do DECOM participaram da primeira mini maratona de programação online de Minas Gerais.

O evento foi organizado pela FUNEDI/UEMG de Divinópolis e contou com 48 participantes entre alunos de graduação e mestrado de 6 cidades mineiras e 9 instituições, entre elas,  UFOP, UNIFEI e UFU. Este foi o primeiro evento preliminar da Primeira Maratona MIneira de Programação, a ser realizada no final de maio na cidade de Uberlândia nos mesmos moldes da Maratona de Programação Brasileira e com apoio/patrocínio de empresas privadas e da Sociedade Brasileira de Computação.

Neste evento preliminar, oito problemas disponibilizados e deveriam ser resolvidos em até duas horas. Os critérios de classificação são, em ordem de precedência: maior quantidade de problemas resolvidos e menor tempo total para submissão das soluções.

Os alunos Bruno Henrique Miranda dos Santos (segundo período), Gabriel Resende Gonçalves (quarto período), Leandro Augusto Araújo Silva (sétimo período) e Samuel Souza Brito (sexto período), todos alunos da disciplina BCC402 competiram, acompanhados pelos professores da disciplina, Marco Antonio Carvalho e Túlio Toffolo.

Os quatro alunos da UFOP ficaram entre os 10 primeiros colocados: Gabriel (segundo colocado),  Samuel (quarto colocado), Leandro (sexto colocado) e Bruno (décimo colocado). Durante a competição eles chegaram a ocupar todas as primeiras colocações. Este foi o primeiro contato de todos os alunos em uma competição deste tipo. No departamento de Ciência da Computação da UFOP há um projeto específico sobre treinamento para competições de programação, com financiamento da FAPEMIG. Os alunos Gabriel e Bruno são bolsistas deste projeto, orientados pelos professores Marco Antonio Carvalho e Túlio Toffolo.

Os treinamentos continuarão ao longo do ano, e as próximas metas são participar da Primeira Maratona Mineira de Programação em maio e posteriormente das seletivas regionais da Maratona de Programação Brasileira em setembro, com possibilidade de participação na Final Brasileira em novembro.