13/02 - 14h - Defesa de Mestrado - Rensso Victor Hugo Mora Colque

Título: "Contagem e Identificação deTipos de Veículos em Vídeos de Trânsito"

Aluno: Rensso Victor Hugo Mora Colque

Orientador: Prof. Dr. Guillermo Cámara Chávez

Resumo: Os problemas atuais no monitoramento de tráfego requerem de uma maior quantidade de informação e as tecnologias atuais oferecem dados simplificados e específicos de uma tarefa determinada, em muitos casos estas tecnologias são caras de utilizar e manter. Pesquisas atuais utilizam câmeras de vídeo para poder reunir a maior quantidade de informação utilizando um único recurso.

Neste projeto, é apresentado um modelo para o contagem e reconhecimento do tipo de veículos em uma sequência de vídeo. A partir da identificação do tipo de veículo, é possível extrair outras informações úteis para ser utilizada em sistemas mais complexos. O modelo proposto esta baseado em características locais, técnicas de diferença de frames permitem extrair os segmentos em movimento, utilizamos o descritor SIFT para extrair as características das imagens, para organizar a informação local dispersa é utilizado um modelo de dicionário visual, em casos de oclusão de veículos nós propomos uma técnica simples para dividir os veículos, finalmente o tipo de veículo e identificado utilizando o classificador SVM.