PRO302 - Ações Empreendedoras - 2024-2

Carga horária da disciplina: 4 horas/aula


Objetivos

Introduzir ao aluno conceitos sobre empreendedorismo, e ao mesmo tempo prepará-lo para os desafios empreendedores que encontrará no mercado de trabalho. Fomentar que o aluno desenvolva idéias de negócio na área de computação. Apresentar metodologias para desenvolvimento de planos de negócio. Colaborar para que o aluno desenvolva um plano de negócios durante o curso que contemple pelo menos plano de produto, plano de marketing e plano financeiro. Como atividade prática, o aluno deve apresentar o seu plano de negócios em um modelo de apresentação rápida e dinâmica (modelo "pitch").

Ementa

Introdução à disciplina. Plano de Negócios simplificado. Características do Empreendedor. Estudo do perfil do empreendedor. Desenvolvimento da capacidade empreendedora do estudante. Desenvolvimento e Apresentação do Plano de Negócio.

Conteúdo Programático

- Criação e lançamento de uma empresa no mercado. “Empresa Emergente”.
- Teste a sua idéia de empresa. Apresentação de um plano de negócio
- Exercícios de criatividade
- Primeiro depoimento de um Empreendedor. Discussão
- Segundo depoimento de um Empreendedor. Discussão
- Apresentação depoimento de uma entidade – SEBRAE / FIEMG / BDMG / BNDS / ENCUBADORA DE EMPRESA /PROCON
- Suporte empresarial – incubadora, órgãos governamentais etc.
- Propaganda e pequena empresa: apresentação de casos levantados. Discussão. Palestra
- Terceiro depoimento de um Empreendedor. Discussão
- Apresentação do plano de negócio simplificado.
- Desenvolvimento do plano de negócio: trabalho em grupo
- Apresentação do plano de negócio. JÚRI

Bibliografia

- Bota Prá Fazer - Negócios de Alto Impacto. Endeavor Brasil e Sebrae. 2012.
- MEIRA, S. Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013.

Bibliografia complementar

- FILION, L.J. Vision et Relations: clefs du succès de L'Entrepreneur. Montréal, Canada: 1991.
- TIMMONS, J.A.; SPINELLI, S. New venture Creation. Homewood IL: IRWIN, 2003. ISBN: 978-0072875706.
- DEGEN, R. O Empreendedor: fundamentos da Iniciativa Empresarial.São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692  |  decom@ufop.edu.br