PRO302 - Ações Empreendedoras - 2024-2Carga horária da disciplina: 4 horas/aula ObjetivosIntroduzir ao aluno conceitos sobre empreendedorismo, e ao mesmo tempo prepará-lo para os desafios empreendedores que encontrará no mercado de trabalho. Fomentar que o aluno desenvolva idéias de negócio na área de computação. Apresentar metodologias para desenvolvimento de planos de negócio. Colaborar para que o aluno desenvolva um plano de negócios durante o curso que contemple pelo menos plano de produto, plano de marketing e plano financeiro. Como atividade prática, o aluno deve apresentar o seu plano de negócios em um modelo de apresentação rápida e dinâmica (modelo "pitch").EmentaIntrodução à disciplina. Plano de Negócios simplificado. Características do Empreendedor. Estudo do perfil do empreendedor. Desenvolvimento da capacidade empreendedora do estudante. Desenvolvimento e Apresentação do Plano de Negócio.Conteúdo Programático- Criação e lançamento de uma empresa no mercado. “Empresa Emergente”.- Teste a sua idéia de empresa. Apresentação de um plano de negócio - Exercícios de criatividade - Primeiro depoimento de um Empreendedor. Discussão - Segundo depoimento de um Empreendedor. Discussão - Apresentação depoimento de uma entidade – SEBRAE / FIEMG / BDMG / BNDS / ENCUBADORA DE EMPRESA /PROCON - Suporte empresarial – incubadora, órgãos governamentais etc. - Propaganda e pequena empresa: apresentação de casos levantados. Discussão. Palestra - Terceiro depoimento de um Empreendedor. Discussão - Apresentação do plano de negócio simplificado. - Desenvolvimento do plano de negócio: trabalho em grupo - Apresentação do plano de negócio. JÚRI Bibliografia- Bota Prá Fazer - Negócios de Alto Impacto. Endeavor Brasil e Sebrae. 2012.- MEIRA, S. Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013. Bibliografia complementar- FILION, L.J. Vision et Relations: clefs du succès de L'Entrepreneur. Montréal, Canada: 1991.- TIMMONS, J.A.; SPINELLI, S. New venture Creation. Homewood IL: IRWIN, 2003. ISBN: 978-0072875706. - DEGEN, R. O Empreendedor: fundamentos da Iniciativa Empresarial.São Paulo: McGraw-Hill, 1989. |
Departamento de Computação | ICEB | Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro | CEP 35400-000 | Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692 | decom@ufop.edu.br