BCC327 - Computação Gráfica - 2024-2Carga horária da disciplina: 4 horas/aula Professor(es) em 2024-2
ObjetivosProporcionar ao aluno conhecimento dos princípios da computação gráfica e dos métodos mais usados para sintetização computacional de imagens a partir de modelos e cenas tridimensionais. Proporcionar fundamentação teórica e experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos, utilizando uma biblioteca gráfica amplamente difundida no mercado.EmentaSistemas gráficos; programação gráfica interativa; modelagem de objetos e cenas tridimensionais; transformações geométricas; visualização; iluminação e colorização; transparência e opacidade; mapeamento de textura; recorte; remoção de superfícies escondidas; rasterização.Conteúdo Programático- Sistemas gráficos- Dispositivos de entrada e saída - Arquitetura de sistemas gráficos - Cor - Programação gráfica - Interface para o programador de aplicações - Primitivas e atributos - Técnicas interativas - Modelagem de objetos e cenas tridimensionais - Objetos geométricos elementares - Operações com dados geométricos - Primitivas tridimensionais - Sistemas de coordenadas - Modelagem de objetos - Estruturas de dados - Transformações afins - Movimentação de objetos - Visualização - Posicionamento do observador em relação à cena - Transformação de visualização - Tipos de projeção - Transformação de projeção - Iluminação e colorização - Interação entre luz e superfícies - Fontes de luz - Modelo de reflexão de Phong - Colorização de superfícies poligonais - Transparência - Mapeamento de textura - Recorte - Recorte de segmentos de retas - Recorte de polígonos - Recorte de outras primitivas - Remoção de superfícies escondidas - Eliminação de faces posteriores - Algoritmo de ordenação z-buffer - Ordenação por profundidade - Rasterização - Rasterização de segmentos de retas - Rasterização de polígonos - “Aliasing” Bibliografia- ANGEL, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL TM. 6. ed. Boston: Addison Wesley, 2012.- CONCI, Aura; AZEVEDO, Eduardo. Computação gráfica: geração de imagens. 8.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. - HILL, Jr., Francis S. Computer graphics: using OpenGL . 2. ed. Upper Saddle River, N.J.: Prentice-Hall, 2001. Bibliografia complementar- HEARN, Donald; BAKER, M. Pauline; CARITHERS, Warren R. Computer graphics with OpenGL. 4. ed. Boston: Prentice-Hall, 2011.- FOLEY, James D.; VAN DAM, Andries. Fundamentals of interactive computer graphics. Reading, Mass.: Addison Wesley, 1984. - AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2003. - GOMES, Jonas de Miranda; VELHO, Luiz. Fundamentos da computação gráfica. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2008. - TORI, Romero; ARAKAKI, Reginaldo; MASSOLA, Antônio Marcos de Aguirra; FILGUEIRAS, Lucia Vilela Leite. Fundamentos da computação gráfica: Compugrafia. Livros Técnicos e Científicos. 1987. |
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