Primeira Mini Maratona de Programação DECOM/Gerência Net

Foi realizada na noite de quarta-feira 09/05/12 a Primeira Mini Maratona de Programação DECOM/Gerência Net, um dos eventos internos da IV Semana da Computação da UFOP.

A mini maratona de programação seguiu o modelo utilizado nas competições de programação internacionais, sendo organizada pelo Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACIC) e patrocinado pela empresa Gerência Net. A maratona de programação consiste na resolução de problemas através de programas, vence a equipe que resolver o maior número de problemas em menor tempo.

Participaram da competição 18 equipes de 2 ou 3 competidores, incluindo alunos dos variados períodos do curso de Ciência da Computação e Controle e Automação do campus Morro do Cruzeiro, alunos do campus João Monlevade, alunos de graduação e mestrado da UFMG e também um time de professores do campus Morro do Cruzeiro, que competiram como forma de incentivo aos alunos.

Início da Competição: Cada balão representa um problema resolvido.

A competição teve 3 horas de duração e consistia em 13 problemas que exigiam diferentes habilidades de programação para sua solução. As equipes trabalharam arduamente, e faltando apenas 10 minutos para o encerramento da competição, 6 equipes estavam empatadas, com 8 problemas resolvidos cada, entre elas, 3 equipes de alunos da UFOP, 2 da UFMG e a equipe de professores da UFOP. Nos últimos instantes, a equipe "undefined name" da UFMG resolveu o nono exercício e se sagrou a campeã da Primeira Mini Maratona de Programação DECOM/Gerência Net.

A premiação foi realizada pelos patrocinadores Gerência Net, que ofereceram 3 Smartphones Milestone 2 Android 2.2 8GB + Dock para cada integrante da equipe "undefined name", primeira classificada, e R$500,00 em consumo qualquer em restaurante ou bar para os integrantes da equipe "Anonymouz", segunda colocada na competição. Ainda, todos os competidores foram presenteados com brindes da empresa.

Anúncio dos vencedores pelo representante da Gerência Net.

Representantes Gerência Net e a equipe vencedora.

Equipe da UFOP, segunda colocada.

O saldo do evento foi extremamente positivo, surpreendendo tanto os organizadores quanto os patrocinadores. Para os professores envolvidos na organização, foi gratificante ver a aplicação e o desempenho dos alunos dos diferentes períodos do curso. Para os próximos anos já estão sendo idealizadas novas edições desta competição em conjunto com a organização da Semana da Computação e com a Gerência Net.

Equipe organizadora e representantes Gerência Net.