Defesa de Mestrado de Maurício José da Silva; 10/10/2014, as 10:00, Sala de Seminários.

Defesa de Mestrado de Maurício José da Silva; 10/10/2014, as 10:00, Sala de Seminários - DECOM - ICEB III

Titulo: RouteSpray: Um algoritmo de roteamento de múltiplas cópias baseado em rotas de trânsito

Banca avaliadora: Prof. Dr. Ricardo Augusto Rabelo Oliveira; Prof. Dr. Daniel Fernandes Macedo; Prof. Dr. Luiz Henrique Andrade Correia.

Resumo: Redes veiculares são um tipo especial de redes wireless que ganharam a atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Protocolos de roteamento para esse tipo de rede têm que lidar com diversos desafios como alta mobilidade, altas velocidades e frequentes desconexões na rede. Neste artigo é proposto o RouteSpray, um algoritmo de roteamento veicular que, além de utilizar as rotas dos veículos para tomar as decisões de roteamento, também utiliza a pulverização controlada para encaminhar múltiplas cópias de mensagens, garantindo melhores taxas de entrega sem sobrecarregar a rede. Os resultados dos experimentos mostram que o RouteSpray entregou 13,12\% mensagens a mais do que outras propostas da literatura e manteve a ocupação do buffer 73,11% menor.