10/02 - 14h - Defesa de Mestrado - Eduardo José da Silva Luz

Aluno: Eduardo José da Silva Luz

Orientador: David Menotti Gomes

Resumo: De acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS), doenças cardíacas
são a principal causa de morte no planeta. Todavia, a maioria das doenças cardíacas podem ser diagnosticas e tratadas com antecedência, com o auxílio de exames preventivos.
O exame mais utilizado para diagnóstico de doenças cardíacas é chamado Eletrocardiograma (ECG) e um dos tipos de doenças cardíacas identificadas pelo ECG são as arritmias. As arritmias podem se encaixar em duas categorias, arritmias formadas por um único batimento cardíaco irregular ou como um conjunto irregular de batimentos. As
arritmias podem ser raras e inofensivas, mas também podem levar a morte rapidamente e devem ser detectadas o quanto antes.

Este trabalho teve dois objetivos. Primeiro, foi elaborada uma revisão da literatura dos métodos destinados à classificação de arritmias em sinais de ECG e segundo, foi proposto um novo método para classificação de arritmias baseado em classificação hierárquica.

Como objetivo secundário, investigou-se novas características para representação do batimento cardíaco, baseadas em uma representação 2D do sinal de ECG, o Vectorcardiograma (VCG), e redes complexas. Além do uso de uma abordagem wrapper de seleção de características com análise de sensibilidade.

Os resultados obtidos por este novo método são comparáveis aos resultados reportados por métodos estado-da-arte publicados até então, sendo que para as classes N e SVEB os resultados reportados aqui foram superiores. As novas características propostas se mostraram eficientes para discriminação da classe SVEB, que é minoritária e tem-se mostrado na literatura de difícil classificação.

A Classificação Hierárquica se mostrou promissora para o problema de classificação de arritmias e a técnica deve ser explorada por pesquisas futuras.