Qualificação de mestrado da discente Andressa Souza, dia 25/07, as 13:30

Banca: Prof. Eduardo Luz e Prof. Rodrigo Pedrosa
Título do trabalho: Detecção de Fraude Financeira Usando Classificação Hierárquica
Resumo: Hoje vivemos uma mudança de paradigma no setor financeiro, com forte redução das agências bancárias físicas e aumento de serviços online. Contudo, a facilidade de abertura de contas digitais propiciada por esta mudança de paradigma também tem levado a um aumento nos casos de fraude. Este trabalho apresenta o problema de detecção de fraude financeira sob uma nova taxonomia e, também, investiga técnicas de classificação hierárquica para a tarefa. A abordagem hierárquica global (CLUS-HMC), em que toda a hierarquia de classes é considerada pelo classificador, resultou em melhores valores de {\itshape Recall} para as classes fraudulentas (33.31\% para classe E e 35.09\% para classe F), indicando um caminho de pesquisa promissor.