Qualificação de mestrado da aluna Carla dos Santos, dia 14/12/2021, as 14:00 horas.

Título: Modelo Afetivo Multiobjetivo para Composição Algorítmica Baseado no NSGA-II.

O estudo da Composição Afetiva indica que características musicais podem ser associadas a emoções. Assim, sistemas de Composição Algorítmica Afetiva (Affective Algorithmic Composition (AAC), em inglês) implementam tais características de forma a gerar melodias que se assemelham a composições humanas, podendo expressar ou provocar sentimentos. Esses sistemas podem ser utilizados em diferentes contextos, como saúde e entretenimento. Porém, ainda se encontra em aberto a composição de melodias de qualidade e ilimitadas em questões de tempo de duração e diversidade. Este trabalho tem como objetivo identificar estratégias para realizar múltiplas transformações afetivas em melodias. Para tanto, são apresentados modelos emocionais, as características musicais mais implementadas na literatura e um modelo multiobjetivo para um sistema transformativo, baseado no algoritmo Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II).

Link: meet.google.com/rqv-avea-vev

Orientador: Prof. Dr. Alan Robert Resende de Freitas