Qualificação de doutorado do discente Gabriel Lima, dia 11/07/2023 as 14:00.

Título: Otimização Multiobjetivo por Enxame de Partículas para Performance de Redes de Filas Gerais Finitas de Servidor Único

Resumo: A otimização de desempenho de redes de filas acíclicas finitas de servidor único é objeto de vários estudos. O presente estudo considera a minimização da área total do buffer na rede e das taxas globais de serviço simultaneamente com a maximização da taxa de atendimento. Um algoritmo genético multi-objetivo (MOGA) e um algoritmo de otimização por enxame de partículas (MOPSO) foram combinados para resolver este difícil problema estocástico. Os resultados promissores conduzem para uma abordagem futura que utilizará somente o MOPSO. A implementação dos algoritmos de otimização depende do Método da Expansão Generalizada (GEM), uma ferramenta clássica usada para avaliar o desempenho de redes de filas finitas. Foi conduzido um conjunto de experimentos computacionais para atestar a eficácia e eficiência da abordagem proposta com os algoritmos combinados. Além disso, uma análise comparativa das soluções antes e depois do pós-processamento via MOPSO foi apresentada. As percepções obtidas motivaram a proposição de uma versão de processamento único através apenas do MOPSO.

Banca: Prof. Gladston Moreira, Prof. Anderson Duarte, Prof. Frederico Cruz e Profª. Lásara Rodrigues

Data: 11/07/2023 às 14h00

Link: https://meet.google.com/gau-ueja-gan