Qualificação de doutorado do discente André Almeida, dia 28/09/2022 as 14:30.

Título: Parrallel tempering: uma abordagem paralela de uma metaheurística baseada em trajetória

Resumo: Nos últimos 35 anos, a computação paralela vem chamando a atenção da comunidade científica, especialmente para solucionar problemas complexos de otimização que necessitam de uma quantidade expressiva de poder computacional. A utilização de arquiteturas paralelas (multi-core e distribuídas) são uma alternativa natural e efetiva para acelerar as metaheurísticas e aumentar a qualidade das soluções geradas. O presente estudo ressalta as particularidades das publicações que adotam a computação de alto desempenho para projetar, implementar e experimentar metaheurísticas baseadas em trajetória, o que representa um grande desafio para a computação de alta performance e uma lacuna na área de pesquisa operacional. Neste trabalho, as contribuições de 1987 até os dias atuais são destacadas e uma revisão do estado da arte em relação às metaheurísticas multi-core e distribuídas baseada em trajetória é realizada. Ademais, visando preencher a lacuna em metaheurísticas paralelas baseadas em trajetória, uma metaheurística pouco explorada na área de pesquisa operacional é projetada, desenvolvida e avaliada em um estudo de caso. Resultados demonstram que o método proposto foi similar ao método considerado estado da arte, além de obter uma redução no tempo de execução de até 73,16%.

Banca: Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza, Prof. Dr. Igor Machado Coelho e Profª. Drª. Simone de Lima Martins.

link: https://meet.google.com/vou-nvkc-kug