Defesa de mestrado do discente Glauber Santos, dia 16/12/2021, as 14:00.

Título: Otimização dinâmica evolutiva: modelo interativo com predição de preferências aplicado ao problema da dieta
Resumo: Há um esforço constante para desenvolver e aprimorar estratégias ao lidar com o clássico problema da dieta. Modelos matemáticos e técnicas de programação têm sido desenvolvidos para geração de menus restritivos. No entanto, uma nova tendência ainda pouco abordada, no âmbito computacional, é a nutrição comportamental. Essa abordagem cientı́fica voltada para o aconselhamento nutricional, mostra-se mais eficaz do que as dietas restritivas comuns, por se adaptar aos hábitos e preferências dos usuários buscando o equilı́brio entre liberdade, saúde e sabor. Portanto, visando contribuir para uma alimentação menos restritiva e mais intuitiva, neste artigo, propomos um modelo de otimização interativo, resolvido por meio de um algoritmo evolutivo. O usuário interage após cada refeição e os dados dos alimentos ingeridos são usados para prever preferências e reequilibrar o cardápio das próximas refeições, caso seja necessário. Por fim, o modelo proposto demonstrou ser capaz de balancear com sucesso refeições com meta de consumo calórico até 5 vezes mais acurada que o esperado.
- Data: 16/12/2021
- Horário: 14h
- Orientador: Prof. Dr. Alan R. R. de Freitas
- Banca: Prof. Dr. Lucas de Souza Batista, Prof. Dr. Gustavo Peixoto Silva e Prof. Dr. Rodrigo César Pedrosa Silva