Defesa de doutorado do discente Célio Ferreira, dia 19/08 as 10:00.

Defesa de doutorado do discente Célio Ferreira, dia 19/08 as 10:00

Título: Usando Blockchain e Redes Low Power em Smart Cities para Aplicações Internet das Coisas: Uma abordagem Fog Coputing

Resumo:Com o advento e a popularização dos dispositivos Internet of Things (IoT), surgem possibilidades de novas aplicações utilizando dados extraídos de coisas do cotidiano, como carros, wearables, saúde e aparelhos domésticos. Esses sensores em rede gerarão quantidades sem precedentes de dados e revolucionarão nossas rotinas diárias. Um dos possíveis cenários que deve ser impactado significativamente é o Smart Cities (SC), que utiliza dispositivos espalhados em grande escala em um ambiente urbano para extrair dados como tráfego, clima e manutenção de equipamentos e, por exemplo, obter insights de gestão da cidade e prevenção de desastres. No entanto, a infraestrutura atualmente disponível para essas aplicações de rede em SC apresenta algumas lacunas. Eles são compostos por tecnologias de comunicação muitas vezes proprietárias e dependentes da infraestrutura das empresas de telefonia móvel. Seus sistemas são proprietários, centralizados, isolados de outros bancos de dados e expostos a Single Point of Failure (SPOF). Essas aplicações de IoT ainda são embrionárias e não fornecem verificação confiável da origem de dados de borda, como os produzidos por dispositivos de IoT. Em alguns casos de uso, o uso prolongado e o acesso físico a alguns ambientes causam problemas de segurança com firmware desatualizado ou longos períodos. Dispositivos Low Power Wide Area Networks (LPWAN) acoplados aos populares e amplamente encontrados dispositivos Personal Area Network (PAN), usando tecnologias de soluções de rede, como Long Range (LoRa) e Bluetooth Low Energy (BLE), fornecem comunicação para uma cidade com a independência dos provedores de rede móvel e com baixo consumo de energia. As lacunas de segurança em IoT Apps em Smart Cities vêm principalmente da dificuldade de conhecer e confiar em dispositivos de borda. O problema em padronizar e atualizar esses dispositivos durante sua vida útil justifica nossa hipótese de utilizar ferramentas que suportem transparência, escalabilidade, confiabilidade e resiliência, requisitos implícitos de redes Blockchain descentralizadas que suportam Smart Contracts.

Neste trabalho, buscamos investigar essas lacunas atuais em SC e verificar os impactos do uso dos paradigmas Fog e Edge Computing, fornecendo comunicação usando redes Low Power, estratégias para identificar e autenticar dispositivos IoT nas bordas usando Blockchain e Smart Contract, e consumo e enlace de dados. do Blockchain com a web atual via web semântica. O conjunto desses recursos utilizados na computação Fog/Edge permite a composição de infraestruturas de rede SC independentes, LowPower, com informações confiáveis provenientes das bordas e integráveis com outros conjuntos de dados pré-existentes.

Sala no Meet: https://meet.google.com/wwc-ymqd-toe