Defesa de Dissertação Jean Carlos Campos, dia 23/04/2018, as 15:00, sala de seminários DECOM

Título: Um novo modelo e uma heurística relax-and-fix, baseada em VNS, para o Problema da Árvore Geradora Mínima Capacitada em Níveis

Resumo: Este trabalho tem seu foco no Problema da Árvore Geradora Mínima Capacitada em Níveis (PAGMCN). Ele consiste em encontrar uma árvore geradora de custo mínimo, tal que o fluxo a ser transferido de um nó central aos demais nós seja limitado pela capacidade das arestas. Para resolvê-lo, propomos neste trabalho uma nova formulação de programação matemática e um algoritmo híbrido, combinando as heurísticas relax-and-fix e Variable Neighborhood Search (VNS), juntamente com um modelo matemático. A formulação matemática proposta, chamada "Modelo Baseado na Capacidade das Facilidades 2" (MBC2), é baseada na formulação considerada a mais eficiente da literatura. A motivação para a utilização do modelo MBC2 está em fornecer um limite inferior de qualidade, esperando assim convergir mais rapidamente à solução ótima. Experimentos computacionais mostraram que a formulação proposta, quando comparado ao modelo da literatura, melhora a qualidade da relaxação linear, fornecendo assim um limite inferior melhor e justificando a sua utilização. Para o desenvolvimento do algoritmo híbrido, foi utilizado o modelo MBC2 proposto neste trabalho, em razão de ser capaz de proporcionar um limite inferior de qualidade. A formulação é usada com a heurística relax-and-fix para fornecer uma solução inicial para o VNS. Resultados mostram que o VNS melhora a solução inicial e gera soluções com gaps relativamente pequenos nas instâncias usadas para teste.

Banca:
Professor Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza (Orientador)
Professor Dr. Alexandre Xavier Martins (Coorientador)
Professor Dr. Haroldo Gambini Santos
Professor Dr. Marco Antônio Moreira de Carvalho