Aula Magna do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação

A coordenação do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto convida a comunidade acadêmica e interessados para a *Aula Magna* que o oficializa as atividades do segundo semestre letivo 2021.

Título: Visão Computacional para cidades inteligentes

Ministrante: Prof. Titular Roberto Marcondes César Jr. - Universidade de São Paulo

O professor Roberto Marcondes César Jr possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE - UNESP - 1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP - 1997). Realizou estágios junto à Université Catholique de Louvain (UCL, Bélgica) e Telecom-ParisTech (França). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP e bolsista de produtividade em pesquisa nível I-A do CNPq.

É pesquisador Associado do InovaUSP. Foi membro da Coordenação de Área de Computação da FAPESP (2006-2012) e do Comitê de Avaliação Trienal da Capes (Computação (2007-2012). É membro da Coordenação Adjunta da FAPESP (desde 2012). Foi Diretor do Núcleo de Pesquisa em eScience da USP e Chefe do Departamento de Ciência da Computação - IME-USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de SP (ACIESP).

Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação (modelagem matemática e engenharia), com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, reconhecimento de padrões; processamento de imagens e bioinformática e mineração de dados. Entre outros, ganhou os prêmios de melhor tese de doutorado no primeiro Concurso Ibero-Americano de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial em Lisboa, Portugal, e o Best Presentation Award na Fifth International Conference for the Critical Assessment of Microarray Data Analysis na Universidade de Duke, Estados Unidos.

Inscrições: https://forms.gle/F82sotpnViYkEcoeA