Seminário Prof. Dr. Ricardo Cerri, dia 15/02/16, às 13:30, DECOM - ICEB III.

Aprendizado de Máquina para Problemas Hierárquicos e Multirrótulo em Bioinformática.

Data: 15/02/2016 às 13h30.
Local: Sala Multimídia do ICEB
Palestrante: Prof. Ricardo Cerri (UFSCar)

Resumo:

Em problemas convencionais de classificação, uma instância pode ser atribuída a apenas uma dentre duas ou mais classes. No entanto, existem problemas de classificação mais complexos, nos quais uma instância pode ser atribuída a duas ou mais classes simultaneamente. Ainda, as classes do problema podem estar organizadas em uma taxonomia hierárquica, possuindo subclasses e superclasses. Esses problemas são denominados multirrótulo e hierárquicos. Nessa palestra, será feita uma introdução a problemas de classificação hierárquicos e multirrótulo, e como tratá-los com métodos de Aprendizado de Máquina. Serão mostrados exemplos de aplicação em problemas reais da Bioinformática, como a predição de funções de proteínas.

PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Telefone: +55 31 3559-1692  |  secretaria.ppgcc@ufop.edu.br