Seminário do PPGCC no dia 27/11/2015

Conheça o laboratório TerraLAB: Computação científica, simulações computacionais, sistemas de realidade virtual e jogos sérios

Data: 27/11/2015 às 13h30.
Local: Sala de Seminários do DECOM
Palestrante: Prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro

Desde 2007 o TerraLAB - Laboratório para Modelagem e Simulação do Sistema Terrestre vem produzindo tecnologias e conhecimento científico que apoiam a definição de políticas públicas e o tomada de decisão em ambientes industriais. Esta palestra apresentará as principais contribuições realizadas pelo TerraLAB ao longo dos últimos anos, dentre elas o simulador TerraME (www.terrame.org). Será apresentado como o uso combinado das técnicas de jogos e de sistemas de realidade virtual foram utilizados pela industria mineradora para a gestão do seu processo produtivo, como as técnicas de geoprocessamento e simulação computacional são utilizadas para determinar o volume e localização de futuros desflorestamentos na região Amazônica ou para determinar como a Dengue irá propagar em cidades tropicais como Recife e Rio de Janeiro. Estes e outros exemplos ilustrarão como a computação científica pode ser utilizada para descrever, compreender e predizer a dinâmica espacial das interações entre sociedade e natureza.