Qualificação de mestrado do discente Natália Meira, dia 27/09/2023 as 16:00.

Título: MODELOS GENERATIVOS PARA TAREFAS DE GERAÇÃO DE ̃DEEPFAKES E TROCA FACIAL

Resumo: Os modelos generativos baseados em aprendizado profundo avançaram nas técnicas de reconstituição, substituição, edição e sı́ntese de imagens, com resultados surpreendentes. As principais aplicações são o entretenimento para o público
e o aumento de dados para os cientistas. Este trabalho se propôs investigar duas hipóteses: a primeira consistiu na geração de imagens sintéticas faciais através de deepfakes e a substituição dessas faces em um vı́deo, mantendo as expressões do alvo. A segunda hipótese surgiu da identificação de um gargalo na área de geração de imagens: a falta de padronização nas métricas de avaliação destes modelos. Esta segunda hipótese será tratada em um momento futuro desta pesquisa. Os resultados obtidos demonstraram que a geração de faces ainda é uma tarefa desafiadora, pois as imagens apresentaram um número elevado de artefatos. A troca facial, por sua vez, obteve resultados realistas, falhando apenas nas situações em que as faces estavam rotacionadas ou com oclusões, distorcendo a identidade da fonte e do alvo. As conclusões sugerem abordagens de melhorias para esta primeira etapa e pretende focar na segunda hipótese deste trabalho em sua continuação.
Banca de qualificação de mestrado
27 de setembro de 2023, às 16h

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Augusto Rabelo