Qualificação de mestrado do discente Adriano Andrade, dia 21/09/2023 as 13:00.

Título: BIOMETRIA A PARTIR DE UM SINAL CARDÍACO CONSTRUÍDO VIA IMAGEM

Resumo: Nos últimos anos, os avanços tecnológicos transformaram a coleta e análise de dados em tempo real, impulsionando a necessidade de métodos mais eficazes de identificação humana. No entanto, é crucial desenvolver novas técnicas para aprimorar a segurança e evitar a falsificação de dados pessoais.
Uma abordagem inovadora é a Ampliação de Vídeo Euleriana (EVM), que destaca variações sutis de cor e movimento em vídeos, revelando informações fisiológicas imperceptíveis a olho nu. Essa técnica tem sido aplicada com sucesso na detecção de sinais cardíacos a partir de vídeos faciais, permitindo a estimativa da frequência cardíaca em tempo real, sem contato físico. A EVM apresenta grande potencial em áreas como diagnóstico médico.
Outra técnica relevante é a Fotopletismografia Remota (rPPG), que utiliza a mudança na intensidade da luz refletida pela pele para monitorar o volume sanguíneo durante o ciclo cardíaco. A rPPG é uma opção não invasiva e prática para a medição da frequência cardíaca, dispensando equipamentos médicos complexos.
Diante desse cenário, esta pesquisa busca responder se os sinais cardíacos extraídos por meio de EVM ou rPPG podem ser utilizados para autenticação biométrica. Essa investigação é crucial para avaliar o potencial dessas técnicas na segurança da informação e privacidade dos usuários em sistemas eletrônicos.

Banca: Profa. Dra.  Andrea Gomes Campos Bianchi; Prof. Dr. Eduardo José da Silva Luz; Prof. Dr. Pedro Henrique Lopes Silva

Data: 21/09/2023
Horário: 13:00h
Local: sala de seminário do decom - presencial.