Qualificação de doutorado de Rudivan Barbosa, dia 12/03/2024, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III

Título: Problema de Localização-Alocação e Roteamento de Mamógrafos
Doutorando: Rudivan Paixão Barbosa
Orientador: Marcone Jamilson Freitas Souza
Coorientador: Gilberto de Miranda Júnior
Banca: Puca Huachi Vaz Penna (UFOP), Fernanda Sumika Hojo de Souza (UFOP) e Ricardo Saraiva de Camargo (UFMG)
Suplente: Elisangela Martins de Sá (CEFET-MG)

Data: 12/03/2024
Link: meet.google.com/kfr-iosz-xyg
Local: Sala de seminários do DECOM

Resumo: Este trabalho apresenta o Problema de Localização-Alocação e Roteamento de Mamógrafos (PLARM). O problema consiste em decidir onde instalar um conjunto de mamógrafos fixos, decidir quais cidades serão alocadas aos mamógrafos instalados e fornecer rotas para um conjunto de unidades móveis de mamografia a fim de maximizar a cobertura de exames de mamografia nos estados brasileiros. Diversas formulações para o PLARM foram propostas, as quais diferem entre si com relação às hipóteses de modelagem, como o atendimento integral ou parcial das demandas das cidades de cada estado. Considera-se importante a viabilidade operacional das soluções. Dados reais foram obtidos através dos sites dos órgãos responsáveis e utilizados na geração das instâncias dos estados brasileiros. Os estados escolhidos para análise dos modelos de programação matemática foram o Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rondônia. Foi observado que os modelos que consideram capacidade dinâmica e função de probabilidade obtiveram soluções mais realísticas do que as dos demais modelos propostos.