Palestra do Prof. Nelson Maculan, 22/10, às 10h30, na Sala de Seminários do DECOM, ICEB III

A arte de modelar matematicamente problemas de otimização: problema euclidiano de Steiner

Data: 22/10/2015 às 10h30.

Local: Sala de Seminários do DECOM

Palestrante: Nelson Maculan Filho

Apresentamos a construção de um modelo matemático de otimização para o problema euclidiano de Steiner, cuja resolução exige técnicas de otimização combinatória, de otimização contínua e não-diferenciabilidade. Possíveis aplicações e resultados numéricos são apresentados.

Short bio: Possui graduação em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1965), mestrado (D.E.A.) Matemática Estatística - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1967), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e Diplôme d'Habilitation à Diriger des Recherches (H.D.R) en Sciences de la Gestion (1988), Université Paris-Dauphine (Paris IX). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.