Defesa de mestrado do discente Thiago Giachetto, dia 01/08/23.

Defesa de mestrado do discente Thiago Giachetto, dia 01/08/23

Título: Problema de Roteamento de Mamógrafos Móveis: uma abordagem bi-objetiva

Resumo: Esta dissertação trabalha com o Problema de Roteamento de Unidades Móveis de Mamografia (MMURP). O problema é uma variante do Problema de Roteamento Aberto Multi-depósito. Neste problema, existe uma quantidade fixa de depósitos, cada um com uma quantidade limitada de Unidades Móveis de Mamografia (MMUs). Cada MMU tem uma capacidade de realização de exames conhecidas e um conjunto de cidades candidatas com uma demanda conhecida por exames de mamografia. O objetivo é definir a ordem de visitação das cidades candidatas para cada MMU, buscando maximizar a demanda atendida e minimizar a distância total percorrida. Ou seja, o MMURP é tratado como um problema de otimização bi-objetivo. Uma formulação de programação matemática é proposta, o método ε-restrito é implementado e dois algoritmos heurísticos baseados no Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II) são desenvolvidos. Os algoritmos heurísticos se diferenciam pela utilização de busca local como um dos operadores de mutação, um possui e o outro não. O método exato e as duas versões do algoritmo heurístico foram implementados e usados para resolver o MMURP para diversos estados do Brasil. Instâncias baseadas em dados reais foram geradas e usadas para avaliar os métodos implementados. Os resultados computacionais mostraram que ao considerar o hipervolume, as soluções encontradas pelo método exato são superiores. Porém, ao considerar o min-max da taxa de cobertura, o algoritmo heurístico com a busca local é superior.

Data: 01/08/2023 Horário: 14:00

Orientador: Prof. Dr. Puca Huachi Vaz Penna; Co orientador: Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza

Banca: Prof. Dr. Igor Machado Coelho - UFF; Prof. Dr. Marco Antonio Carvalho - UFOP;

Meet: https://meet.google.com/dcq-tbue-xxy