Defesa de Dissertação de Urbano B. Menegato, dia 17/09/15, às 11:00, na Sala de Seminários do DECOM

Título:
Promoter Ad Hoc WD: Um Middleware para Roteamento e Clusterização Dinâmica Usando Wi-Fi Direct

Resumo:
Wi-Fi Direct é uma tecnologia recente definida pela Wi-Fi Alliance. Dispositivos (tablets, smartphones, etc.) podem estabelecer conexão utilizando um ponto de acesso (líder da rede), escolhido automaticamente pelo sistema. Infelizmente, não são usados parâmetros adequados para descobrir qual é o melhor dispositivo para ser o líder. Os líderes deveriam ser selecionados utilizando uma estratégia específica de um grupo de dispositivos como nível de bateria, potência de sinal, número de dispositivos próximos, velocidade, direção, entre outras.

Neste trabalho nós apresentamos o "Promoter Ad Hoc WD" (Promotor de redes Ad Hoc utilizando Wi-Fi Direct). O "Promoter Ad Hoc WD" é um middleware para roteamento e clusterização dinâmica usando Wi-Fi Direct. A arquitetura do "Promoter Ad Hoc WD" usa os serviços publicados pelos dispositivos Wi-Fi Direct na eleição dos líderes.

Inicialmente nós implementamos algoritmos de clusterização clássicos para provar a viabilidade de nossa proposta. Os experimentos mostraram que a nossa proposta é extensível para suportar a implementação de outros algoritmos de eleição de líder para um cluster e também é extensível para implementar outros grupos de algoritmos, como protocolos de roteamento. Para comprovar esta última afirmação implementamos também protocolos clássicos de roteamento utilizando essa mesma ideia e arquitetura.