Defesa de Dissertação de Edwaldo Soares Rodrigues, dia 09/10, às 15:00, Sala de Seminários do DECOM

Título: Análise de Receitas Gastronômicas Visando a Descoberta de Conhecimento sobre Pratos Gastronômicos

Resumo: A internet nos dias atuais tem desempenhado um importante papel em toda a sociedade, facilitando a realização de serviços e tendo diversos fins. Um dos serviços que surgiram a partir da internet foram os sistemas colaborativos, onde diversos usuários criam o conteúdo dos sistemas através de experiências pessoais. Um dos vários sistemas colaborativos existentes atualmente são os de compartilhamento de receitas gastronômicas. A área da Recuperação da Informação na Web tem crescido o interesse no que diz respeito a recuperar as informações contidas nesse ambiente e estudá-las de forma a identificar relações como os principais ingredientes utilizados no preparo de um prato, que podem ser identificadas por meio do uso de técnicas de Mineração de Dados textuais. Nesse escopo, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma metodologia de descoberta de conhecimento em receitas gastronômicas, utilizando-se de receitas coletadas de diversas fontes de dados. Para isso, informações como os ingredientes, quantidades, unidades de medida, instruções de preparo e outras características associadas às receitas são descobertas. Com os resultados encontrados e avaliados por meio do estudo de caso e das experimentações apresentados nessa dissertação, este trabalho representa um primeiro passo para o desenvolvimento de um serviço que, além de agregar receitas de diversas fontes, explora o conhecimento coletivo que pode ser descoberto ao se analisar centenas de milhões de receitas disponíveis na rede.