Defesa de Dissertação de Alexandre Pereira, dia 01/10, às 10:00, Salão Nobre EM (Pça Tiradentes)

Defesa de Dissertação de Alexandre Pereira Norberto, dia 01/10/2015, às 10:00, Salão Nobre da Escola de Minas (Praça Tiradentes).

Título: Estudo de padrões de execuções musicais em programações de estações de rádio

Ao se fazer análises na programação de uma rádio, pode-se extrair informações muito interessantes, como por exemplo, se existe um estilo musical predominante e qual seria o padrão de execuções musicais em sua programação. Além disso, existe a hipótese de que os locutores de rádio podem observar acontecimentos externos, como a repercussão de determinados artistas em outras mídias, como aparições em programas de televisão (TV), o que pode impactar na quantidade de execuções de músicas daqueles artistas e na maneira que os locutores definem suas programações musicais nas rádios. Nesse sentido, este trabalho investiga a seguinte hipótese: ''A presença de artistas em programas de TV de grande audiência impacta positivamente no número de execuções desses artistas em rádios?" Para isso, foi desenvolvida uma metodologia de análise da possível influência da mídia televisiva sobre a forma com que as programações das rádios são definidas. Tal metodologia compreende processos que vão desde a coleta e monitoramento de dados em programações de estações de rádio e em programas de TV, até o cruzamento e análise desses dados, com o propósito de se identificar padrões de execução nas rádios provocado por influência da TV. Além disso, foram realizadas análises mais específicas para identificar variações no padrão de execuções de músicas, que pudessem estar associadas a acontecimentos de determinados eventos, como por exemplo lançamentos de músicas e músicas que se tornaram temas, seja de novelas ou mesmo da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, que ocorreu no Brasil em 2014.